Considerada a capital
econômica do estado,
Araguaína cresce
pujantemente
a cada ano.

Uma cidade Jovem,
e um futuro promissor.

Nos primeiros anos de vida do Tocantins foi a maior cidade do estado, possuindo atualmente 167.176 habitantes, a segunda maior população da unidade federativa, de acordo com estatísticas do IBGE em 2014. Localiza-se a 368 km da capital Palmas, 1.148 km da antiga capital Goiânia e a 1.252 km da capital federal Brasília, além de importantes cidades da região, como Imperatriz 250 km, Marabá 280 km e à capital paraense, Belém a 842 km.

Situada ao norte do Tocantins, é servida pela Rodovia BR-153, estradas estaduais e o aeroporto.

Com títulos de Capital do Boi Gordo e referência estadual em educação, Araguaína se demonstra como um dos municípios mais importantes do norte e centro-oeste do Brasil.

Com uma economia bastante dinâmica, as atividades vão além da pecuária. Araguaína se destaca no comércio, indústria frigorífica, serviços, transportes e logística, e na agricultura com plantio de grãos.

Com a chegada da Ferrovia Norte Sul haverá grandes investimentos e a cidade se tornará um importante centro logístico de todo o Brasil.

A cidade se destaca na saúde por ter modernas instalações e atende diversas cidades da região já na educação se destaca nos cursos de Medicina e Veterinária, possui 3 importantes universidades do estado de Tocantins.

Por várias características a revista Veja classificou Araguaína como uma das 20 cidades brasileiras que vão se tornar metrópoles.

Suas praias fluviais, rios e cachoeiras, atraem diversos turistas que aproveitam tudo com bons serviços.

Existem pousadas que oferecem área de camping, churrasco, lazer com campinho de futebol, várias piscinas para as crianças, salão de jogos, ótima comida e quartos para alugar. Sem dúvidas, Araguaína é um local belíssimo.